Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CAMPUS BELO HORIZONTE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
NF VIC
 
 
Barbara Cristina da Silva Amorim de Oliveira
Érica Luciana Oliveira
 

 
 
Critérios de Avaliação

1. Navegação:

1.1  Navegabilidade (observar a facilidade de navegação)
Observamos que nesse aspecto o site possibilita que a navegação ocorra de modo simples, fácil e rápido, pois orienta visivelmente quanto ao que deve ser feito.

1.2   Sinalização do site (caminho a percorrer)
Nesse aspecto também há uma sinalização adequada que fornece informações objetivas e claras quanto ao caminho que o jogador deverá percorrer para começar o jogo.

1.3  Para qual idade é destinado o site? O site está adequado para a idade?
Não existe uma idade específica, o acesso ao jogo é livre para todas as idades, porém, isso dificulta, pois dependendo de quem estiver jogando, o conteúdo não será adequado para qualquer idade. Por outro lado, não especificar a idade, proporciona oportunidades para que aqueles que ainda não compreendem conceitos mais elaborados, interajam com novos conhecimentos de forma mais divertida e dinâmica.

1.4 Qual o objetivo de trabalhar o conteúdo do site?
O objetivo do Letroca é: formar palavras com as letras disponíveis. Sendo assim, aquele que formar as palavras dentro do tempo disponível poderá passar para próxima fase.

2.Clareza:

2.1 O conteúdo está atualizado?
Sim. Em relação a esse aspecto, notamos que a equipe que criou o jogo, decidiu relançá-lo, porém com algumas melhorias como, por exemplo: o jogo pode ser utilizado em variados idiomas, além do português, agora estão incluídos o inglês e o espanhol. Além disso, o jogo propicia que os jogadores conectem suas contas do Facebook para compartilhar os placares e jogar com os amigos.

2.2 O conteúdo está adequado à proposta do site?
Sim. Considerando o conteúdo do site, percebemos que o conteúdo está adequado.

2.3 Analisar a funcionalidade. Todos os botões estão funcionando corretamente?
Sim. Não há dificuldade para usar os botões ou acessar os links.

3. Estética

3.1 As cores, fontes e o som são adequadas?
Existem apenas três cores sendo um fundo verde, cubos brancos e letras pretas. O fundo verde incomoda a visão, poderia ser um tom de cor menos forte. Portanto, o verde por ser a cor que predomina, está inadequado.
Em relação ao som, percebemos que o mesmo é bem discreto e assim não interfere no andamento do jogo.

3.2 As ilustrações foram utilizadas de forma adequada?
Não, porque não possui nenhuma ilustração além das letras, deixando de ser atrativo para a criança.

3.3 Existe alguma incoerência quanto a apresentação escrita ou da imagem (ilustração)?
Não. Ao formar a palavra o jogador visualiza todas as letras que foram selecionadas por ele.

4. Feedback

4.1 Existe ou não um feedback no site?
Sim. Após o término do tempo do jogo, as palavras que não foram formadas aparecem na tela para serem visualizadas pelo jogador.

4.2 Se há o feedback, avaliar se o mesmo é positivo ou negativo.
O feedback é positivo  e bastante interessante, pois possibilita que o jogador perceba seus erros e sua falta de atenção, pois algumas palavras são simples, porém devido ao tempo, o jogador sente-se ansioso e não percebe a possibilidade de formar uma palavra simples. Por meio do feedback, o jogador descobre também palavras novas e desconhecidas, o que permite a aquisição de novos conhecimentos e a ampliação do vocabulário.

4.3 O feedback auxilia a criança no seu cotidiano, na comunidade escolar, ajuda a construir conhecimentos e valores?
O feedback permite que a criança reflita sobre a escrita correta das palavras e a leitura das mesmas. Esse exercício quando repetido pela criança auxilia sua leitura e escrita evitando erros comuns de ortografia. Portanto, esse jogo beneficia a criança em seu cotidiano e principalmente na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário