Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014


FaE/UEMG – Curso de Pedagogia

Disciplina: Tecnologia na Educação

Professora: Maria Esperança

Alunas: Claite Leão e Tatiane Ferraz

Núcleo Formativo VIC – Tarde

 

 

Análise Pedagógica do Site Turma da Mônica

 

Site escolhido: www.turmadamonica.com.br

 

http://www.ebc.com.br/sites/default/files/passatempos_turma_da_monica.jpg

 

1-    Navegação

 

1.2 - Navegabilidade: O site da Turma da Mônica é super fácil de acessar. Tem muitas opções de atividades e um conteúdo muito legal para as crianças, além de ser bastante interativo e educativo. É bem orientado e a criança dificilmente vai se perder nele.

 

1.3 – Sinalização do caminho a percorrer: O site é bem sinalizado com letras de tamanho adequado para que a criança encontre facilmente o que ela deseja nele.

 

1.4 Para qual idade é o site? O site está adequado para a faixa etária? O site é adequado e indicado para todas as idades. Possui atividades interativas em que adultos e crianças podem participar, mas diante dos conteúdos que ele possui,  acreditamos que o foco mesmo seja para crianças que estão em fase de alfabetização, pois as atividades são voltadas para leitura, composição de palavras, entre outras.

 

1.5 - Qual o objetivo de trabalhar o conteúdo do site? O site tem muitas atividades como gibis online, dicas, informações culturais, diversões, entretenimento, acesso a redes sociais, downloads, vendas de produtos entre outros. Dessa forma acreditamos que o site trabalha de forma pedagógica as atividades de leituras e de jogos com as crianças, incluindo-as no mundo virtual através das redes sociais. Além disso, conquistam talvez o seu maior objetivo, que é o de vender seus produtos. Uma vez que a criança embarca no mundo da Turma da Monica, os pais se vêem na obrigação de comprar os produtos para estimular o “gosto” da leitura dos filhos.

 

2-    Clareza

 

2.1 – O conteúdo está atualizado? Acreditamos que sim, pois no site tem gibis de muitas coisas que está sendo discutida na sociedade como a inclusão, saúde, cuidados com o sol e a pele, educação no trânsito, cuidado com o mundo, com a natureza, com a água, enfim, com muitos assuntos atuais que tem despertado a preocupação de todos.

 

2.2 – O conteúdo do site está adequado a proposta do site? Sim. Ele possui muitas atividades que podem explorar a capacidade da criança de pensar, refletir e agir. Vídeos, histórias e jogos bastante pertinentes que podem auxiliar a criança na compreensão de muitas coisas que são trabalhadas na sala de aula. Sentimos falta apenas de uma introdução de como jogar os jogos. Quando clicamos em jogar, o site supõe que você já conhece o jogo e não nos auxilia em como fazer o mesmo. Sendo assim, acreditamos ser necessário a inclusão dessa função no site.

 

2.3 – Analisar a funcionalidade botões/ links. Tudo funciona no site? Todos os botões/links estão funcionando corretamente? Os botões funcionam normalmente, mas sentimos falta de sons no site. Acreditamos que os sons são importantes para que as crianças possam desenvolver habilidades auditivas e interagir melhor com os programas, além de tornar as atividades mais atrativas. Sentimos falta também do menu de opção para voltar ao inicio do site. Esse existe mas não está claro.

 

3-    Estética

 

3.1 – As cores, fontes, sons utilizados são adequados? As  cores e as fontes acreditamos estarem de acordo com o que a criança precisa e gostaria de ver, mas sentimos falta dos sons.  Os sons existem somente nos jogos e nos vídeos. Acreditamos que talvez um som ao entrar no site possa ser bem atrativo para a criança e tornar o site mais interessante.

3.2 – As ilustrações foram utilizadas de forma adequada? Sim. No site consta todos os personagens da Turma da Mônica e em vários tamanhos na medida em que a criança clica neles. Existem escritas em caixa alta e letras de forma, maiúsculas, minúsculas, maiores, menores, enfim de todas as formas para que a criança de qualquer idade se familiarize com o site através das imagens e das escritas.

 

3.3 -  Há alguma coisa incoerente da apresentação escrita e da imagem (ilustração)? Não. As imagens são bem coerentes com as escritas. Como a Turma da Mônica não são personagens desconhecidos, as associações de imagens e palavras se tornam mais fáceis.

 

4-    Feedback

 

4.1 – Existe um Feedback no site? Sim existe.

 

4.2 – Se há o Feedback, avalie se é positivo ou negativo. (Avaliar se o Feedback é adequado ou não). Avaliamos o Feedback como negativo . Achamos o  Feedback do site precário, pois não interage com o jogador. Apenas informa de forma escrita que o jogador venceu o jogo e o convida para a próxima partida ou que o mesmo não atingiu os objetivos quando ele perde e o convida para jogar novamente. Um Feedback positivo e adequado ao nosso ver, seria de forma auditiva que motivasse o jogador quando ele perdesse para que não desista da próxima jogada e que elogiasse o jogador no caso de ganhar a partida, também o motivando para que vá para a próxima etapa. Acreditamos ser mais emocionante quando ouvimos do que quando lemos, no caso de Feedbacks.

 

4.3 – O Feedback ajuda a criança no seu cotidiano, na comunidade escolar? Ajuda a construir valores e conhecimentos? Com certeza. O Feedback quando é dado da maneira correta auxilia a criança em seu comportamento e a ajuda se auto conhecer, entendendo o que é certo e o que é errado, o que precisa mudar para melhorar e o faz respeitar o próximo. Além disso, ajuda a  trabalhar sua auto estima que é muito importante nessa fase. A criança com auto estima alta, desenvolve mais e melhor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário