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quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Trabalhando a Matemática através da música “Pacato cidadão”

Grupo 4:

Gislane Bozzi, Izabella Soares, Juliana Castro e Patrícia Santos

Trabalhando a Matemática através da música “Pacato cidadão”

1- Apresente a letra da música - Pacato Cidadão (Skank)/Compositor: Samuel Rosa E Chico Amaral e peça aos alunos que leiam a mesma com atenção.

- Em seguida, disponibilize o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h883qlmW2hk&noredirect=1

2-Faça algumas perguntas a turma, tais como:

- Vocês já conheciam a música “Pacato cidadão”?
- Qual o significado de pacato? (Se necessário permitir que utilizem o dicionário)
- Então, o que é ser esse cidadão pacato?
- O que podemos fazer para evitar que isso aconteça?

Permita que os alunos contem sobre suas experiências e pontos de vista sobre o tema discutido.

3-Converse com os alunos e apresente a história dos tributos por meio do seguinte fragmento:

Tributos, o que é isso?
É o que toda a sociedade paga para o Estado, e que retorna como benefícios. São três os tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhorias. Os impostos são os mais conhecidos. Um dos impostos, o ICMS - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, nós pagamos sempre que compramos alguma mercadoria. Do valor da mercadoria, uma parte fica com o vendedor e outra vai para o Estado, para que ele possa prover as nossas necessidades. À primeira vista parece que pagar tributo não é uma coisa legal, mas quando percebemos que é através dele que temos nossas escolas, hospitais, estradas, salários para os nossos professores, merenda na hora do recreio, aí faz sentido, né?

- Existe relação entre os tributos e o pacato cidadão? Qual (is)?

Obs.: Dentre os tributos abordados no texto acima, optamos por explorar o imposto (ICMS).

- Se possível, leve-os para pesquisar ou peça como tarefa de casa, que busquem mais informações sobre o ICMS.

Importante: Peça que se atentem aos valores percentuais cobrados sobre um produto e que deem exemplos de onde podemos observar a cobrança deste tributo.

- Promova a socialização das informações coletadas. Se necessário, acrescente alguma informação que porventura não tenha sido apresentada.


4- Para fixação do tema proposto apresente a seguinte atividade:

Como vimos, o ICMS é o principal imposto cobrado pelo Estado. E do valor arrecadado, 75% fica com o Estado e 25% vai para o município onde ocorreram as operações.

E você sabe como o Estado descobre quanto cada comerciante precisa pagar de ICMS? É através da nota fiscal. Quando o comerciante emite a nota, o Estado fica sabendo da operação que foi realizada e quanto deve ser pago de imposto.

Então, se ele não emitir a nota, o Estado não receberá a sua parte. Parte essa que você, consumidor, pagou. O comerciante estará se apropriando de um valor que não lhe pertence. Por isso, você precisa exigir a nota fiscal sempre que fizer uma compra. Os benefícios retornarão diretamente para o seu município. Faça seu papel, não seja um pacato cidadão!

AGORA É COM VOCÊ...

Observe a nota fiscal abaixo e responda às seguintes questões. Não se esqueça de registrar os cálculos.


1) Qual o nome do estabelecimento? Em qual município ele está situado?
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2) Qual o valor total da nota fiscal?
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3) Qual o valor em reais, levando em consideração o valor total da nota, do que foi para o município e do que foi para o Estado?
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4) Se você fosse comprar em dobro todos os itens da nota, qual seria o valor total?
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5) E se você comprar o triplo dos itens da nota? Qual seria o valor total?
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