UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Ana Paula Alves Lima
Emarilaine Machado
Rúbia Ferreira
Planejamento para disciplina de Ciências – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
·
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Preservação do ambiente
Ano de ensino: 2º ano
Tema: Cuidando dos ambientes da Terra.
Objetivo:
Refletir sobre a preservação do meio ambiente
Material:
Folha sulfite, caderno, lápis, borracha e lápis de cor.
Folha sulfite, caderno, lápis, borracha e lápis de cor.
Conhecimento prévio:
Saber as atitudes corretas quanto à preservação do meio ambiente
Atividade motivacional:
Inicie a discussão sobre esse tema, questionando a interferência do homem na natureza e na qualidade de vida das pessoas, no mundo. Provoque-os com o objetivo de mostrar que essa interferência gera a degradação e destruição dos ambientes naturais. E o pior, simplesmente para suprir as suas necessidades, isto quer dizer, muitos dos seres humanos se preocupam apenas com o seu bem-estar e esquecem que estão acabando com o meio ambiente do futuro. Como será o amanhã?
Metodologia:
Vídeos para você reflexão dos alunos.
Pacato Cidadão- Scank
Desenvolvimento:
Na musica pacato cidadão, o autor fala sobre o
avanço da civilização e cobra atitudes em relação ao avanço tecnológico. Ele
fala das tecnologias, do cidadão escravizado por ela, que não se preocupa com a
sujeira, poluição que vai tomando conta do planeta.
Converse com a turma sobre a preservação do meio ambiente e a importância de cada um fazer sua parte para contribuir que esse planeta lindo não se acabe. Peça os alunos que representem numa folha sulfite, por meio do desenho, o nosso planeta diante de tantos problemas. Depois, organize um círculo para uma conversa coletiva, onde cada um vai expor seu desenho e explicar qual a mensagem que quis passar. Com o seguinte questionamento, dê continuidade a discussão, após a apresentação de todos: o que podemos fazer para as pessoas entenderem a importância da preservação do meio ambiente?
Avaliação:
Todos os desenhos, registros, falas e apontamentos feitos pelos alunos devem ser transferidos para um cartaz, que expresse a indignação da turma quanto o péssimo cuidado com a natureza, e mais do que isso, a importância de cada um se conscientizar e ter atitudes que nos levem a transformar e fazer sua parte para um mundo melhor.
Todos os desenhos, registros, falas e apontamentos feitos pelos alunos devem ser transferidos para um cartaz, que expresse a indignação da turma quanto o péssimo cuidado com a natureza, e mais do que isso, a importância de cada um se conscientizar e ter atitudes que nos levem a transformar e fazer sua parte para um mundo melhor.
O plano de aula é bem interessante pois além de levar as crianças a refletir sobre o meio ambiente, sobre como o ser humano a tem destruído, também introduz a criança no significado de sustentabilidade e por fim integra com as artes, dando a criança liberdade para se expressar.
ResponderExcluir