Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

GRUPO 5: ARTES

UEMG/FaE/CBH
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Alunas: Amanda Cristina, Barbara Oliveira, Érica Oliveira, Joyce Santos (Grupo 5)
Professora: Maria Esperança

   
Plano de aula de Artes


CONTEÚDO: Artes
TEMA: Imagens e símbolos
ASSUNTO: A importância das imagens e dos símbolos contidos na televisão
CICLO: 1º
ANO: 5º ano


Objetivos:

-Trabalhar a música “Pacato Cidadão”, através da arte.
-Desenvolver a percepção visual e a imaginação.
-Reconhecer a importância das imagens visuais e dos símbolos envolvidos na televisão.
-Compreender como a televisão mexe com o imaginário das pessoas e influencia seus comportamentos.
-Associar as imagens do vídeo com  a TV.


Recursos didáticos:

-Letra e vídeo da música Pacato cidadão composta por Samuel Rosa e Chico Amaral, do grupo Skank.
-Aparelho de DVD
-Cartolinas, papes craft para confecção do mural
-Lápis de cor,canetinhas
-Tintas, pincéis
-Lápis, borrachas.


Metodologia:

Iniciar a aula apresentando a letra da música “Pacato cidadão”, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral, do grupo Skank, junto com o vídeo da música. Em seguida, pedir aos alunos para que leiam e observem o que a letra está querendo dizer.
Após essa percepção e interpretação feita pelos alunos, a professora deverá sondar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do que eles entendem por imagens, símbolos e o qual a relação destes com a televisão.
Feito isso, instigar os alunos quanto ao: O que quer dizer a expressão “pacato cidadão”? O que os autores querem nos dizer quando questionam “Pra que tanta TV? Tanto tempo pra perder?”

Proposta de atividade:

A partir da música acima e das nossas discussões, confeccione um mural que deverá ter o formato de uma anúncio publicitário, contendo imagens ou figuras que representem a influência da televisão, relacionando com os temas abaixo:
“Para você o que é ser um cidadão? e “O poder e a influência da TV sobre os indivíduos”.
Depois, socialize o trabalho para a turma.
Avaliação: Observação e registro do interesse e partipação dos alunos e também do desenvolvimento do potencial criativo e artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário