Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Trabalhando a música Pacato Cidadão com a Filosofia

Grupo 6: Denise Abreu, Jéssica Karoline, Regina Borges e Renata Pequeno

1- O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos mesmos sobre o tema: ética e cidadania, abordando especificamente a postura do cidadão perante as injustiças sociais. Para isso, ele deve promover uma discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que é Ética e Cidadania, como é e como deve ser praticada e até mesmo como lidam com ela.

2- Para iniciar a discussão, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o clipe e a letra da música "Pacato Cidadão" da banda Skank.

3- Após a análise da música, o professor deverá retornar ao vídeo. Só que agora com outro enfoque em sua análise, pedindo aos alunos para se atentarem aos comentários que foram feitos desse vpideo no site Youtube.

4- Em seguida, o professor procederá à análise desses comentários. Isso será feito a partir de algumas perguntas para motivar uma discussão com os alunos em sala de aula:

- Qual a opinião das pessoas sobre o vídeo? Vocês concordam com elas?
- As pessoas são, na maioria das vezes, contra ou a favor do vídeo?
- O que as pessoas a favor estão dizendo? E aquelas que são contra o vídeo?
- As opiniões são bem fundamentadas? Por quê?
- Que argumentos as pessoas utilizam para defender suas opiniões?

5- Avaliação: Pedir para que a partir dos conhecimentos construídos, os alunos reescrevam a música da maneira que eles achem correto.

2 comentários:

  1. Achei a atividade proposta pelo grupo muito interessante, pois através dela é possível trabalhar a cidadania proporcionando aos alunos uma reflexão social, a partir não somente do seu ponto de vista, mas também a partir do olhar de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. O grupo trouxe uma excelente proposta de trabalho, uma vez que ensino da filosofia é desafiador, ainda mais quando não se tem o mínimo de afinidade com a área em questão. Além do mais, percebe-se que aqui o aluno é levado a aceitar e respeitar a opinião dos outros. E o professor, por sua vez, precisa estar preparado para conduzir/mediar os conhecimentos que ali serão formados, mesmo sem saber o encontrará pela frente. Cada aula será um novo desafio a ser cumprido por ambos: professor e aprendiz.

    ResponderExcluir