UEMG
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAE/CBH
GRUPO
7 - HISTÓRIA
Alunas:
Jane Flor de Maio Fonseca, Melissa Malard e Karine Soares Rios.
Professora:
Maria Esperança
Matéria:
Educação e Tecnologia Mediação Tecnológica
Plano de aula de História
Tema:
Cidadania
Assunto:
Cidadão e Cidadania entre direitos e deveres.
Ciclo:
1º
Ano:
5º ano
Objetivo geral:
Reconhecer
direitos e deveres do cidadão
Objetivos específicos:
-Trabalhar
a música “Pacato Cidadão” e associar com a sociedade brasileira atual.
-Reconhecer
a importância da consciência cidadã e ambiental.
-Compreender
o que é cidadania e desigualdade social.
-Estimular
a participação e conscientização dos direitos e deveres do cidadão.
-Experimentar
e compreender o funcionamento do site da PBH (Orçamento Participativo).
Recursos didáticos:
-Vídeo
da música Pacato cidadão composta por Samuel Rosa e Chico Amaral, do grupo
Skank.
-kit
multimídia para reprodução do vídeo da música "Pacato Cidadão" do
Skank.
-Letras
da música impressas
-Laboratório
de informática
Metodologia:
- No
Inicio da aula a professora deverá sondar os conhecimentos prévios dos alunos
acerca do que eles entendem por cidadão, cidadania, desigualdade social,
diretos e deveres fazendo intervenção quando necessário.
- Pedir
aos alunos para que acompanhe e observe a letra da música “Pacato cidadão” do
Skank.
- Após
assistir ao vídeo, a professora faz uma exposição explicando que apesar do
crescimento econômico, o Brasil continua com graves problemas, como
desigualdade social, falta de educação de qualidade para todos e falta de
consciência ambiental e cidadã. Sempre levando os alunos a entender o que isso
significa e sua importância em nossa vida.
Proposta de atividade:
- Com
o propósito de estimular a formação para a cidadania desde a infância e a
adolescência, a Prefeitura criou o Orçamento Participativo da Criança e do
Adolescente. Com essa iniciativa, a PBH favorece o desenvolvimento e o
exercício da cultura da democracia participativa, que, ao transpor os muros das
escolas, contribuirá para o fortalecimento da participação popular em nossa
cidade.
- Levar
os alunos para sala de informática e entrar no site da PBH e conhecer o
orçamento participativo, que eles poderão votar em melhorias para a sua região. http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/
Avaliação:
Observação e registro do interesse e participação dos alunos.
o plano de aula envolvendo historia e tecnologia é muito pertinente hoje em dia para os alunos,pois envolve uma matéria que muitas vezes causa certo desinteresse nos alunos como a historia mas por outro lado também envolve a tecnologia que é um tema de muito interesse para as crianças e jovens no mundo de hoje.
ResponderExcluirCompreender e reconhecer os direitos e deveres do cidadão hoje em dia é primordial, pois estamos vivenciando atos de desrespeito com o próximo e com esta conscientização já na escola podemos ajudar a melhorar a sociedade. Com a tecnologia inserida junto com a história, os alunos estarão mais interessados, pois a internet é o meio onde eles estão em massa.
ResponderExcluirO plano de aula elaborado pelo grupo, é muito pertinente e oportuno, tendo em vista que abordou questões como à cidadania, os direitos e deveres do cidadão, desigualdade social, de modo a contribuir para uma formação mais crítica, reflexiva e autônoma do cidadão, além de possibilitar uma postura mais ativa para praticar mudanças, pois somos aqueles que têm instrumentos intelectuais e tecnológicos , não apenas para sonhar, se acomodar e esperar com que as coisas aconteçam ou que nada aconteça.
ResponderExcluirAchei muito interessante este tema pois aborda o assunto de cidadania e a formação de seres humanos reflexivos, o que é muito importante nos dias de hoje. Também achei muito interessante o fato do combate á desigualdade social.
ResponderExcluirO grupo soube colocar de maneira brilhante um plano de aula que aborda questões como a cidadania, desigualdades sociais, os direitos e deveres dos cidadãos entre outros. A tecnologia aliada à aula de história é um meio de fazer com que a criança goste ainda mais da aula pois, a Internet é um dos meios de comunicação em que eles se sentem bem à vontade.
ResponderExcluirAo integrar a internet ao ensino de cidadania, direito e deveres do cidadão o plano de aula ficou bastante interessante e com certeza desperta no aluno maior interesse. De certa maneira nossos alunos hoje conhecem somente seus próprios direitos e não se interessam em conhecer seus deveres e principalmente reconhecer que seu direito termina onde começa o do outro. Precisam conhecer seus próprios limites para
ResponderExcluirque possam exercer a cidadania. Acredito que o plano de aula é bem interessante nesse sentido.
Muito se fala em cidadania, mas muitas vezes esquece-se o quanto é importante ensinar a criança a distinguir o que são seus direitos e quais os seus deveres como cidadão.
ResponderExcluirAcho oportuno e relevante que se trabalhe esse tema com as crianças desde muito cedo em sala de aula, para que cresçam com criticidade e sabedoras de todos os seus direitos bem como os seus deveres, sendo no futuro realmente cidadãos conscientes.Dai o interessante desse plano de aula, que tem uma proposta de trabalho que estimulará a criança a buscar esse conhecimento e mais tarde desenvolvê-lo.