Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Intervenção Pedagógica

UEMG – FaE / Curso de Pedagogia

Aluna: Denise Abreu, Jéssica Karoline e Renata Pequeno                             Turma: VI C (tarde)
Professora: Maria Esperança                                                                             Data: 28/11/2014
Intervenção Pedagógica

Site escolhido: www.turmadamonica.uol.com.br

1-Navegação

O site é bem claro e interativo, qualquer um que quiser consegue navegar, porém não há um público-alvo definido, pois contempla atividades para diferentes idades. Como o site é bem interativo e de fácil entendimento, os professores podem usá-lo com o objetivo de fixar um conteúdo dado ou até mesmo para ensinar um determinado tema de uma maneira diferente.

2-  Clareza do Conteúdo

O conteúdo está atualizado e de acordo com a faixa etária dos navegadores que utilizam o mesmo. Os links e controles do site funcionam normalmente e são de fácil entendimento, sendo que qualquer criança que saiba ler consegue navegar normalmente. Porém o site também é indicado para crianças pequenas que podem navegar com a ajuda de um adulto. A proposta do site é interessante e nele as crianças podem desenvolver diversos tipos de capacidades e habilidades, sendo que o conteúdo é apropriado e busca desenvolver o aprendizado dos navegadores.

3-      Estética

As cores são diversificadas e chamam a atenção dos navegadores do site. Consideramos as cores apropriadas para as imagens expostas, com uma dinâmica que prende o navegador. São cores marcantes, que representam bem os links do site e ajudam as crianças a se manterem informadas sobre todas as novidades que o site publica, sobre as histórias em quadrinhos, tirinhas, jogos, personagens, novidades e produtos.
As fontes utilizadas pelo site variam de acordo com as informações que serão passadas ao navegador. Utiliza-se letras com tamanho maior nos anúncios de programações anunciadas, letras menores dentro dos quadrinhos e nos links de criação da Turma da Mônica (Jovem, Toy, Chico Bento, Horácio, Penadinho, Turma da Mata, dentre outras criações).   São utilizadas cores e tamanhos de letras diferentes, que aparecem tanto em caixa alta como em itálico.
Os sons que os navegadores escutam os ajudam a identificar determinadas situações como perigo, alerta, atenção, acerto, nova chance. O som das notas musicais que o site disponibiliza estimula crianças e adolescentes a ficarem atentos a qualquer modificação que não esteja de acordo com as regras de um jogo por exemplo. Os vídeos da Turma da Mônica representam sons de diversos ritmos (Hip Hop, Dance Music, Pop, Rock, Samba, dentre outros).
As ilustrações que são expostas no site são adequadas às publicações. A escrita traduz o que a imagem representa de uma forma fácil de ser entendida pelos navegadores. São imagens coerentes com os anúncios, sendo que não há dificuldade de interpretar o que a imagem representa na faixa etária infantil e juvenil.

4- Feedback

São jogos educativos e indicados para crianças de todas as idades. São divertidos e trabalham quase todas as capacidades humanas. Os jogos desenvolvem as habilidades mentais, perceptivas, auditivas e visuais do navegador. As crianças que têm acesso ao site saem mais capacitadas e aprendem um pouquinho mais sobre as coisas, além também de educar, informar e ensinar. Os jogos que encontramos no site (jogo da memória, jogo das palavras, jogo dos sete erros, cruzadinhas, e outros que ajudam no desenvolvimento lógico) dão retorno a criança de maneira tão objetiva que ela consegue assimilar o jogo na sua rotina diária tanto na escola como em casa. Há também uma interação entre os pais e seus filhos, pois os dois se divertem com as provinhas e brincadeiras que o site oferece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário