Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Claite Leão e Tatiane Ferraz

Claite Leão e Tatiane Ferraz – 6C – Trabalhando Meio Ambiente  e o Lixo Orgânico
Video: Fernanda Souza e X-Tudo (Rá-Tim-Bum)

Sobre o programa
Criado em 1990, o Rá-Tim-Bum é um projeto que envolve produtores de TV, roteiristas, cineastas e atores, além de equipe de profissionais da área da pedagogia, que consegue ensinar enquanto diverte.
Ele representou a inovação no formato de programas infantis, com objetivo de complementar à pré-escola, muito precária na década de 80; regado de muitos objetivos pedagógicos, o programa abriu as portas para uma série de outros semelhantes, também com objetivos educativos produzidos a partir dele, como por exemplo, o Castelo Rá-Tim-Bum, X Tudo, Cocoricó e a Ilha Rá-Tim-Bum.

Defendendo a proposta do trabalho
Segundo Vigotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros divíduos e com o meio. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Sendo assim, o  professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal ) a todo momento.
O professor pode fazer isso estimulando o trabalho em grupos , utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno. Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos. Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.

Proposta do trabalho
O vídeo introduzindo a aula  serve de estímulos para que a criança comece a refletir de forma independente sobre o tema a ser trabalhado antes mesmo da professora começar a explorar. É uma boa oportunidade também para que  as crianças interajam uns com os outros discutindo o que foi assistido e criando possibilidades de melhorias no meio ambiente.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário