Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Barbara Oliveira e Érica Oliveira - 6C - "Estimulando o uso consciente e racional da água para que não venha faltar"



Barbara Oliveira e Érica Oliveira - 6C -  "Estimulando o uso consciente e racional da água para que não venha faltar"

 VÍDEO: Seriado (Chaves)
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MQpBwPyvOYo&list=RDMQpBwPyvOYo#t=252. Acesso em 02 out. 2014.


 
SOBRE O PROGRAMA

(Chaves) El Chavo del Ocho é uma famosa série de televisão humorística mexicana criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños e exibida originalmente entre 20 de junho de 1971 e 12 de janeiro de 1992. O enredo gira em torno das aventuras e atribulações de Chaves (El Chavo, no original), um garoto órfão que mora na casa N°8 (daí o nome Chavo del Ocho), mas vivia constantemente dentro de um barril no pátio da vila, e de outros moradores de uma vila suburbana fictícia.

Os seriados ou episódios contam histórias do cotidiano. Ao abordar conflitos pessoais ou sociais comuns, prendem a atenção pela previsibilidade ou pelo humor. Essa relação entre o real e o imaginário atrai os telespectadores, que se identificam com situações ou personagens. A aproximação com a vida real fornece rico material para discutir valores e comportamentos.

JUSTIFICATIVA E PROPOSTA DE TRABALHO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997) mencionam a importância de um projeto educacional para a preservação dos recursos naturais. Segundo suas diretrizes, é essencial falar sobre a economia de água, abordando hábitos na escola e em casa. 

Exemplo: uma torneira aberta enquanto se escova os dentes leva ao desperdício de até 50 litros de água tratada.


Portanto, justifica-se a escolha deste programa, pois o episódio intitulado: “A falta de água”, do seriado Chaves, possibilita uma análise e uma reflexão que é fundamental para que cada criança passe a adotar frente à atitudes e comportamentos de uso consciente e racional quanto ao desperdício da água, assim como também sobre a preservação do meio ambiente, além de promover a compreensão da criança quanto à importância da água para a natureza e para o corpo humano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário