UNIVERSIDADE
DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CAMPUS BELO HORIZONTE
FACULDADE
DE EDUCAÇÃO
CURSO
DE PEDAGOGIA
NF VIC
Barbara Cristina da
Silva Amorim de Oliveira
Érica Luciana
Oliveira
Site Selecionado:http://www.letroca-game.com/
Critérios de Avaliação
1. Navegação:
1.1
Navegabilidade (observar a facilidade de navegação)
Observamos que nesse aspecto o site possibilita que a
navegação ocorra de modo simples, fácil e rápido, pois orienta visivelmente
quanto ao que deve ser feito.
1.2
Sinalização do
site (caminho a percorrer)
Nesse aspecto também há uma sinalização adequada que
fornece informações objetivas e claras quanto ao caminho que o jogador deverá
percorrer para começar o jogo.
1.3
Para qual idade é destinado o site? O site está adequado
para a idade?
Não existe uma idade específica, o acesso ao jogo é livre
para todas as idades, porém, isso dificulta, pois dependendo de quem estiver
jogando, o conteúdo não será adequado para qualquer idade. Por outro lado, não
especificar a idade, proporciona oportunidades para que aqueles que ainda não
compreendem conceitos mais elaborados, interajam com novos conhecimentos de
forma mais divertida e dinâmica.
1.4 Qual o objetivo
de trabalhar o conteúdo do site?
O objetivo do Letroca é: formar palavras com as letras
disponíveis. Sendo assim, aquele que formar as palavras dentro do tempo
disponível poderá passar para próxima fase.
2.Clareza:
2.1 O conteúdo está
atualizado?
Sim. Em relação a esse aspecto, notamos que a equipe que
criou o jogo, decidiu relançá-lo, porém com algumas melhorias como, por exemplo:
o jogo pode ser utilizado em variados idiomas, além do português, agora estão
incluídos o inglês e o espanhol. Além disso, o jogo propicia que os jogadores
conectem suas contas do Facebook para compartilhar os placares e jogar com os
amigos.
2.2 O conteúdo está
adequado à proposta do site?
Sim. Considerando o conteúdo do site, percebemos
que o conteúdo está adequado.
2.3 Analisar a
funcionalidade. Todos os botões estão funcionando corretamente?
Sim. Não há dificuldade para usar os botões ou acessar os
links.
3. Estética
3.1 As cores, fontes e o som são
adequadas?
Existem
apenas três cores sendo um fundo verde, cubos brancos e letras pretas. O fundo
verde incomoda a visão, poderia ser um tom de cor menos forte. Portanto, o
verde por ser a cor que predomina, está inadequado.
Em
relação ao som, percebemos que o mesmo é bem discreto e assim não interfere no
andamento do jogo.
3.2 As ilustrações foram utilizadas de
forma adequada?
Não,
porque não possui nenhuma ilustração além das letras, deixando de ser atrativo
para a criança.
3.3 Existe alguma incoerência quanto a
apresentação escrita ou da imagem (ilustração)?
Não.
Ao formar a palavra o jogador visualiza todas as letras que foram selecionadas
por ele.
4. Feedback
4.1 Existe ou não um feedback no site?
Sim.
Após o término do tempo do jogo, as palavras que não foram formadas aparecem na
tela para serem visualizadas pelo jogador.
4.2 Se há o feedback, avaliar se o mesmo
é positivo ou negativo.
O
feedback é positivo e bastante interessante,
pois possibilita que o jogador perceba seus erros e sua falta de atenção, pois
algumas palavras são simples, porém devido ao tempo, o jogador sente-se ansioso
e não percebe a possibilidade de formar uma palavra simples. Por meio do
feedback, o jogador descobre também palavras novas e desconhecidas, o que
permite a aquisição de novos conhecimentos e a ampliação do vocabulário.
4.3 O feedback auxilia a criança no seu
cotidiano, na comunidade escolar, ajuda a construir conhecimentos e valores?
O
feedback permite que a criança reflita sobre a escrita correta das palavras e a
leitura das mesmas. Esse exercício quando repetido pela criança auxilia sua
leitura e escrita evitando erros comuns de ortografia. Portanto, esse jogo
beneficia a criança em seu cotidiano e principalmente na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário