UEMG - UNIVERSIDADE DOS ESTADO DE MINAS GERAIS -
PEDAGOGIA/CBH
ALUNAS: ANA PAULA, JANE FLOR E MELISSA MALARD.
PROFESSORA: MARIA ESPERÂNÇA DE PAULA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
TRABALHO FINAL DE TECNOLOGIA - INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
JOGOS PEDAGOGICOS
SITE ESCOLHIDO: ECOKIDS JOGOS http://www2.uol.com.br/ecokids/
APRESENTAÇÃO DO SITE:
Site ECOKIDS, é voltado ao público infantil é um site
que não pretende 'dar aulas' sobre a Ecologia e Meio Ambiente. Ele foi idealizado
com o intuito de passar às crianças, através de entretenimento, noções de
cidadania e, sobretudo, despertar seu interesse em conhecer a natureza e o meio
ambiente.
O site tem uma apresentação em que busca conscientizar
o seu público sobre, Desenvolvimento Sustentável (dos conceitos à prática),
trabalhando conscientização e envolvimento das crianças.
Fundamenta-se na utilização de personagens infantis
especialmente criados para despertar, através de produtos de entretenimento, a
conscientização do público infantil para a necessidade de se cuidar do meio
ambiente, da natureza e da preservação das espécies.
Assim sendo, os Ecokids retratam crianças de 8 a 10
anos de idade que vivem nas proximidades de uma floresta e de uma reserva
indígena e estudam em uma escola próxima, a "Escola Vila Verde". Cada
um deles adota um bichinho para proteger. Alguns optaram por bichinhos
silvestres, em razão de sua forte identificação, enquanto outros escolheram
bichinhos domésticos. O site convida as crianças para que brincando elas
aprendam a planejar, mobilizar e discutir ações para a preservação da natureza,
das espécies e para a proteção do planeta.
NAVEGABILIDADE:
O site é de fácil navegabilidade, com bom acesso e
fácil compreensão. Poucos comandos para navegação, como deve ser para o público
que se destina, ou seja, crianças. O site necessita que baixe o Plug-in Flash
Player 4.0 para acessar as atividades.
O site tem boa sinalização, é composto de um mapa
geral explicativo das atividades e informações a serem acessadas, facilitando
assim a busca/escolha das crianças.
O site não informa a faixa etária, mas ele tem
atividades tanto para crianças não alfabetizadas, como para crianças
alfabetizadas.
O objetivo de trabalhar os conteúdos do site:
- Trabalhar as noções de cidadania;
- Despertar o interesse para conhecer e preservar a
natureza;
- Despertar o respeito pelo meio ambiente em que vive.
CLAREZA:
O site esta com o conteúdo atualizado na data da
navegação.
Os jogos do site são apropriados para a proposta do
site, que consiste em despertar a conscientização para os cuidados com a
natureza, a preservação do meio ambiente e noções de cidadania.
A funcionalidade do site é boa, com botões e links em
perfeito funcionamento. O acesso aos links são fáceis e bem sinalizados.
ESTETICA:
O site utiliza cores fortes, figuras estáticas e de
animação. Porém há muita informação em algumas páginas, com excesso de
sinalizações que piscam com muita cor, assim, poluindo um pouco o visual.
Possui uma cartela vasta de cores, além das cores primárias. É um site hipermediatico
e possui letras, números, desenhos, e-mail grátis, bate-papo, revista em
quadrinhos, receitas, hinos, etc...
As ilustrações estão utilizadas de forma correta,
quase que a maioria possui animação, o que pode deixar a criança um pouco
confusa. As imagens estão coerentes com a apresentação escrita
FEEDBACK:
Ao final de cada jogo o site da uma mensagem que
terminou quando existe a vitória, porém, quando se esta jogando e se faz a
jogada errada ele não avisa e nem explica porque errou.
O feedback deve ser usado para comunicar de forma mais
direta e eficiente alguma ação ou intenção do jogo ao jogador é necessário para
que nos casos de erro a criança possa vir a pensar aonde esta errando, e em
caso de acertar e ganhar ele serve para incentivo da criança. O feedback neste
site ajuda a criança em seu cotidiano, pois, conscientiza a criança dos
cuidados que devemos ter no dia a dia com os animais, nosso corpo, a natureza e
noções de direitos das crianças e dos animais ajudando na formação de futuros
cidadãos.
Link: http://www2.uol.com.br/ecokids/
Nenhum comentário:
Postar um comentário