UEMG – FaE / Curso de Pedagogia
Aluna: Denise Abreu, Jéssica
Karoline e Renata Pequeno
Turma: VI C (tarde)
Professora: Maria Esperança Data:
28/11/2014
Intervenção
Pedagógica
Site escolhido: www.turmadamonica.uol.com.br
1-Navegação
O site é bem claro e
interativo, qualquer um que quiser consegue navegar, porém não há um
público-alvo definido, pois contempla atividades para diferentes idades. Como o
site é bem interativo e de fácil entendimento, os professores podem usá-lo com
o objetivo de fixar um conteúdo dado ou até mesmo para ensinar um determinado
tema de uma maneira diferente.
2- Clareza do Conteúdo
O conteúdo está
atualizado e de acordo com a faixa etária dos navegadores que utilizam o mesmo.
Os links e controles do site funcionam normalmente e são de fácil entendimento,
sendo que qualquer criança que saiba ler consegue navegar normalmente. Porém o
site também é indicado para crianças pequenas que podem navegar com a ajuda de
um adulto. A proposta do site é interessante e nele as crianças podem
desenvolver diversos tipos de capacidades e habilidades, sendo que o conteúdo é
apropriado e busca desenvolver o aprendizado dos navegadores.
3- Estética
As cores
são diversificadas e chamam a atenção dos navegadores do site. Consideramos as
cores apropriadas para as imagens expostas, com uma dinâmica que prende o
navegador. São cores marcantes, que representam bem os links do site e ajudam
as crianças a se manterem informadas sobre todas as novidades que o site
publica, sobre as histórias em quadrinhos, tirinhas, jogos, personagens,
novidades e produtos.
As
fontes utilizadas pelo site variam de acordo com as informações que serão passadas
ao navegador. Utiliza-se letras com tamanho maior nos anúncios de programações
anunciadas, letras menores dentro dos quadrinhos e nos links de criação da
Turma da Mônica (Jovem, Toy, Chico Bento, Horácio, Penadinho, Turma da Mata,
dentre outras criações). São utilizadas cores e tamanhos de letras
diferentes, que aparecem tanto em caixa alta como em itálico.
Os sons
que os navegadores escutam os ajudam a identificar determinadas situações como
perigo, alerta, atenção, acerto, nova chance. O som das notas musicais que o
site disponibiliza estimula crianças e adolescentes a ficarem atentos a
qualquer modificação que não esteja de acordo com as regras de um jogo por
exemplo. Os vídeos da Turma da Mônica representam sons de diversos ritmos (Hip
Hop, Dance Music, Pop, Rock, Samba, dentre outros).
As
ilustrações que são expostas no site são adequadas às publicações. A escrita
traduz o que a imagem representa de uma forma fácil de ser entendida pelos
navegadores. São imagens coerentes com os anúncios, sendo que não há
dificuldade de interpretar o que a imagem representa na faixa etária infantil e
juvenil.
4- Feedback
São
jogos educativos e indicados para crianças de todas as idades. São divertidos e
trabalham quase todas as capacidades humanas. Os jogos desenvolvem as
habilidades mentais, perceptivas, auditivas e visuais do navegador. As crianças
que têm acesso ao site saem mais capacitadas e aprendem um pouquinho mais sobre
as coisas, além também de educar, informar e ensinar. Os jogos que encontramos
no site (jogo da memória, jogo das palavras, jogo dos sete erros, cruzadinhas,
e outros que ajudam no desenvolvimento lógico) dão retorno a criança de maneira
tão objetiva que ela consegue assimilar o jogo na sua rotina diária tanto na
escola como em casa. Há também uma interação entre os pais e seus filhos, pois
os dois se divertem com as provinhas e brincadeiras que o site oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário