FaE/UEMG – Curso de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia na Educação
Professora: Maria Esperança
Alunas: Claite Leão e Tatiane Ferraz
Núcleo Formativo VIC – Tarde
Análise Pedagógica do Site Turma da
Mônica
1-
Navegação
1.2 - Navegabilidade: O
site da Turma da Mônica é super fácil de acessar. Tem muitas opções de
atividades e um conteúdo muito legal para as crianças, além de ser bastante interativo
e educativo. É bem orientado e a criança dificilmente vai se perder nele.
1.3 – Sinalização do caminho a percorrer: O
site é bem sinalizado com letras de tamanho adequado para que a criança
encontre facilmente o que ela deseja nele.
1.4 – Para qual idade é o site? O site está
adequado para a faixa etária? O site é adequado e indicado para todas as
idades. Possui atividades interativas em que adultos e crianças podem
participar, mas diante dos conteúdos que ele possui, acreditamos que o foco mesmo seja para
crianças que estão em fase de alfabetização, pois as atividades são voltadas
para leitura, composição de palavras, entre outras.
1.5 - Qual o objetivo de trabalhar o conteúdo do
site? O site tem muitas atividades como gibis online, dicas, informações culturais,
diversões, entretenimento, acesso a redes sociais, downloads, vendas de
produtos entre outros. Dessa forma acreditamos que o site trabalha de forma
pedagógica as atividades de leituras e de jogos com as crianças, incluindo-as
no mundo virtual através das redes sociais. Além disso, conquistam talvez o seu
maior objetivo, que é o de vender seus produtos. Uma vez que a criança embarca
no mundo da Turma da Monica, os pais se vêem na obrigação de comprar os
produtos para estimular o “gosto” da leitura dos filhos.
2-
Clareza
2.1
– O conteúdo está atualizado? Acreditamos que sim, pois no
site tem gibis de muitas coisas que está sendo discutida na sociedade como a
inclusão, saúde, cuidados com o sol e a pele, educação no trânsito, cuidado com
o mundo, com a natureza, com a água, enfim, com muitos assuntos atuais que tem
despertado a preocupação de todos.
2.2
– O conteúdo do site está adequado a proposta do site? Sim.
Ele possui muitas atividades que podem explorar a capacidade da criança de
pensar, refletir e agir. Vídeos, histórias e jogos bastante pertinentes que
podem auxiliar a criança na compreensão de muitas coisas que são trabalhadas na
sala de aula. Sentimos falta apenas de uma introdução de como jogar os jogos.
Quando clicamos em jogar, o site supõe que você já conhece o jogo e não nos
auxilia em como fazer o mesmo. Sendo assim, acreditamos ser necessário a
inclusão dessa função no site.
2.3
– Analisar a funcionalidade botões/ links. Tudo funciona no site? Todos os
botões/links estão funcionando corretamente? Os botões funcionam
normalmente, mas sentimos falta de sons no site. Acreditamos que os sons são
importantes para que as crianças possam desenvolver habilidades auditivas e
interagir melhor com os programas, além de tornar as atividades mais atrativas.
Sentimos falta também do menu de opção para voltar ao inicio do site. Esse
existe mas não está claro.
3-
Estética
3.1
– As cores, fontes, sons utilizados são adequados? As cores e as fontes acreditamos estarem de
acordo com o que a criança precisa e gostaria de ver, mas sentimos falta dos
sons. Os sons existem somente nos jogos
e nos vídeos. Acreditamos que talvez um som ao entrar no site possa ser bem
atrativo para a criança e tornar o site mais interessante.
3.2
– As ilustrações foram utilizadas de forma adequada? Sim.
No site consta todos os personagens da Turma da Mônica e em vários tamanhos na
medida em que a criança clica neles. Existem escritas em caixa alta e letras de
forma, maiúsculas, minúsculas, maiores, menores, enfim de todas as formas para
que a criança de qualquer idade se familiarize com o site através das imagens e
das escritas.
3.3
- Há
alguma coisa incoerente da apresentação escrita e da imagem (ilustração)?
Não. As imagens são bem coerentes com as escritas. Como a Turma da Mônica não
são personagens desconhecidos, as associações de imagens e palavras se tornam
mais fáceis.
4-
Feedback
4.1
– Existe um Feedback no site? Sim existe.
4.2
– Se há o Feedback, avalie se é positivo ou negativo. (Avaliar se o Feedback é
adequado ou não). Avaliamos o Feedback como negativo . Achamos
o Feedback do site precário, pois não
interage com o jogador. Apenas informa de forma escrita que o jogador venceu o
jogo e o convida para a próxima partida ou que o mesmo não atingiu os objetivos
quando ele perde e o convida para jogar novamente. Um Feedback positivo e adequado ao nosso ver, seria de forma
auditiva que motivasse o jogador quando ele perdesse para que não desista da
próxima jogada e que elogiasse o jogador no caso de ganhar a partida, também o
motivando para que vá para a próxima etapa. Acreditamos ser mais emocionante
quando ouvimos do que quando lemos, no caso de Feedbacks.
4.3
– O Feedback ajuda a criança no seu cotidiano, na comunidade escolar? Ajuda a
construir valores e conhecimentos? Com certeza. O Feedback
quando é dado da maneira correta auxilia a criança em seu comportamento e a
ajuda se auto conhecer, entendendo o que é certo e o que é errado, o que
precisa mudar para melhorar e o faz respeitar o próximo. Além disso, ajuda a trabalhar sua auto estima que é muito
importante nessa fase. A criança com auto estima alta, desenvolve mais e
melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário